HTML não é responsável por tratar a responsividade na web. Isso é responsabilidade do CSS, que é a linguagem usada para estilizar a página.
No entanto, é importante que o HTML seja estruturado de forma adequada para que o CSS possa agir de forma eficiente na criação de um layout responsivo. Algumas práticas importantes incluem o uso de tags semânticas, como header
, main
, section
e footer
, para dividir o conteúdo da página em blocos, e o uso de unidades relativas, como %
, em
e rem
, para definir tamanhos e espaçamentos de elementos.
Um exemplo de uso de unidades relativas no CSS seria:
cssdiv {
width: 50%;
margin: 2em;
font-size: 1.2em;
}
Nesse exemplo, a largura do div
será definida em relação à largura do elemento pai, o margin
será definido em relação ao tamanho da fonte, e o tamanho da fonte será definido em relação ao tamanho da fonte do elemento pai.
Além disso, é importante pensar em como o layout da página será adaptado para diferentes tamanhos de tela. Para isso, pode-se usar técnicas como o design responsivo, que adapta o layout de acordo com o tamanho da tela, e o design fluido, que ajusta o tamanho dos elementos de acordo com o tamanho da tela. É possível também usar o media query no CSS para definir estilos específicos para diferentes tamanhos de tela.
Um exemplo de uso do media query seria:
css@media (max-width: 768px) {
div {
width: 100%;
margin: 1em;
font-size: 1em;
}
}
Nesse exemplo, os estilos dentro do media query serão aplicados apenas em telas com largura máxima de 768 pixels. Os estilos definidos dentro do media query podem ser diferentes dos estilos definidos fora dele, permitindo a adaptação do layout para diferentes tamanhos de tela.