História do PHP

0

 

O PHP (acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de programação de código aberto criada em 1995 por Rasmus Lerdorf. Inicialmente, ele criou um conjunto de scripts em Perl para monitorar o acesso ao seu site pessoal. Com o tempo, ele substituiu esses scripts por um programa escrito em C e, posteriormente, adicionou mais recursos e funcionalidades.

Em 1997, Andi Gutmans e Zeev Suraski reescreveram o interpretador do PHP, tornando-o mais modular e mais rápido. Eles chamaram a nova versão de PHP 3.0 e lançaram em junho de 1998.

A versão 4.0 foi lançada em maio de 2000 e foi um grande avanço para a linguagem, trazendo muitas novas funcionalidades, incluindo suporte para protocolos de rede, como o IMAP, e extensões de servidor para o Apache e o IIS.

O PHP 5.0 foi lançado em julho de 2004 e trouxe muitas melhorias de desempenho, recursos de orientação a objetos e uma arquitetura mais modular. A versão 5.3 introduziu namespaces e closures, e a versão 5.4 adicionou suporte a sintaxe curta de array e funções de intervalo.

A versão mais recente, PHP 8, foi lançada em novembro de 2020 e trouxe muitas melhorias de desempenho, novos recursos, incluindo atributos, tipos de união, e expressões match, bem como aprimoramentos de segurança.

Referência bibliográfica:




Para ajudar o site a se manter, faça uma doação.


Tags

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)