Relacionamentos Muitos-para-Muitos

0

 

Na modelagem de banco de dados, é comum que existam relacionamentos muitos-para-muitos entre as entidades. Isso significa que uma entidade pode estar relacionada a várias outras entidades e vice-versa. Para lidar com esses relacionamentos, é necessário criar uma tabela intermediária que irá relacionar as duas entidades.

No MySQL, é possível criar uma tabela intermediária utilizando as chaves primárias e estrangeiras. Considere o seguinte exemplo, em que temos uma tabela de alunos e uma tabela de disciplinas, e precisamos relacionar os alunos que estão matriculados em cada disciplina:

sql
CREATE TABLE aluno ( id INT PRIMARY KEY, nome VARCHAR(50) ); CREATE TABLE disciplina ( id INT PRIMARY KEY, nome VARCHAR(50) ); CREATE TABLE matricula ( id INT PRIMARY KEY, id_aluno INT, id_disciplina INT, FOREIGN KEY (id_aluno) REFERENCES aluno(id), FOREIGN KEY (id_disciplina) REFERENCES disciplina(id) );

Nesse exemplo, a tabela matricula é a tabela intermediária que relaciona as tabelas aluno e disciplina. Ela possui duas chaves estrangeiras, uma referenciando a tabela aluno e outra referenciando a tabela disciplina. Para inserir um aluno na disciplina, basta inserir um novo registro na tabela matricula, informando o ID do aluno e o ID da disciplina. Por exemplo:

sql
INSERT INTO matricula (id_aluno, id_disciplina) VALUES (1, 1);

Esse comando adiciona um novo registro na tabela matricula, relacionando o aluno com ID 1 à disciplina com ID 1. É importante notar que, ao criar a tabela matricula, definimos o campo id como chave primária. Isso garante que não haverá duas matrículas com o mesmo ID.




Para ajudar o site a se manter, faça uma doação.


Tags

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)