 
 
como resumir dados consolidados no Microsoft Excel:
Funções de resumo
As funções de resumo são funções que podem ser usadas para calcular estatísticas em um intervalo de dados. Essas funções podem ser usadas para resumir dados consolidados.
Algumas das funções de resumo mais comuns incluem:
- SOMA - Calcula a soma dos valores em um intervalo.
- MÉDIA - Calcula a média dos valores em um intervalo.
- MÁXIMO - Calcula o valor máximo em um intervalo.
- MÍNIMO - Calcula o valor mínimo em um intervalo.
- CONTAR - Conta o número de células em um intervalo que contêm números.
- CONTAR.VAZIO - Conta o número de células em um intervalo que estão vazias.
Para usar uma função de resumo para resumir dados consolidados, siga estas etapas:
- Selecione as células onde você deseja que a função de resumo seja exibida.
- Digite a fórmula para a função de resumo.
- Insira os argumentos da função de resumo.
Tabelas dinâmicas
As tabelas dinâmicas são uma ferramenta poderosa que pode ser usada para analisar dados. As tabelas dinâmicas podem ser usadas para resumir dados consolidados de várias maneiras.
Para criar uma tabela dinâmica, siga estas etapas:
- Selecione os dados que você deseja consolidar.
- Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique em Tabela dinâmica.
- Na caixa de diálogo Criar tabela dinâmica, selecione o intervalo de dados que você deseja consolidar.
- Clique em OK.
A tabela dinâmica será criada na planilha atual. Você pode usar a tabela dinâmica para resumir os dados consolidados de várias maneiras.
Gráficos
Os gráficos são uma ótima maneira de visualizar dados. Os gráficos podem ser usados para resumir dados consolidados de forma visual.
Para criar um gráfico, siga estas etapas:
- Selecione os dados que você deseja consolidar.
- Na guia Inserir, no grupo Gráficos, selecione o tipo de gráfico que você deseja criar.
- O gráfico será criado na planilha atual.
Você pode usar o gráfico para resumir os dados consolidados de forma visual.
Exemplos de resumo de dados consolidados
Aqui estão alguns exemplos de como resumir dados consolidados no Excel:
- Para calcular a soma das vendas de todas as regiões:
=SOMA(B2:B11)
- Para calcular a média das vendas de todas as regiões:
=MÉDIA(B2:B11)
- Para calcular o valor máximo das vendas de todas as regiões:
=MÁXIMO(B2:B11)
- Para calcular o valor mínimo das vendas de todas as regiões:
=MÍNIMO(B2:B11)
- Para contar o número de vendas de todas as regiões:
=CONTAR(B2:B11)
- Para contar o número de células vazias nos dados consolidados:
=CONTAR.VAZIO(B2:B11)
- Para criar uma tabela dinâmica que resuma as vendas por região:
- Selecione os dados que você deseja consolidar.
- Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique em Tabela dinâmica.
- Na caixa de diálogo Criar tabela dinâmica, selecione o intervalo de dados que você deseja consolidar.
- Clique em OK.
- Para criar um gráfico que resuma as vendas por região:
- Selecione os dados que você deseja consolidar.
- Na guia Inserir, no grupo Gráficos, selecione o tipo de gráfico que você deseja criar.
- O gráfico será criado na planilha atual.
Com um pouco de prática, você pode usar os recursos de resumo do Excel para resumir dados consolidados de várias maneiras.