exemplos de como usar as funções VLOOKUP, HLOOKUP, INDEX e MATCH no Microsoft Excel:
VLOOKUP
A função VLOOKUP (lookup vertical) é usada para localizar um valor em uma coluna e retornar o valor em uma outra coluna correspondente.
A sintaxe da função VLOOKUP é a seguinte:
=VLOOKUP(lookup_value, table_array, column_index, range_lookup)
Onde:
lookup_value
é o valor que você está procurando na tabela.table_array
é a tabela que contém os dados.column_index
é o número da coluna que contém o valor que você deseja retornar.range_lookup
é um argumento booleano que determina se a pesquisa deve ser aproximada ou exata.
Por exemplo, a seguinte fórmula retornará o valor da coluna 2 da linha onde o valor "John Doe" está na coluna 1:
=VLOOKUP("John Doe", A1:B10, 2, FALSE)
HLOOKUP
A função HLOOKUP (lookup horizontal) é usada para localizar um valor em uma linha e retornar o valor em uma outra coluna correspondente.
A sintaxe da função HLOOKUP é a seguinte:
=HLOOKUP(lookup_value, table_array, row_index, range_lookup)
Onde:
lookup_value
é o valor que você está procurando na tabela.table_array
é a tabela que contém os dados.row_index
é o número da linha que contém o valor que você deseja retornar.range_lookup
é um argumento booleano que determina se a pesquisa deve ser aproximada ou exata.
Por exemplo, a seguinte fórmula retornará o valor da coluna 2 da linha onde o valor "John Doe" está na linha 1:
=HLOOKUP("John Doe", A1:B10, 1, FALSE)
INDEX
A função INDEX (index) é usada para retornar um valor de uma matriz ou tabela, usando uma referência de linha e coluna.
A sintaxe da função INDEX é a seguinte:
=INDEX(array, row_num, column_num)
Onde:
array
é a matriz ou tabela que contém os dados.row_num
é o número da linha que contém o valor que você deseja retornar.column_num
é o número da coluna que contém o valor que você deseja retornar.
Por exemplo, a seguinte fórmula retornará o valor da célula A2:
=INDEX(A1:B10, 2, 1)
MATCH
A função MATCH (match) é usada para encontrar a posição relativa de um valor em uma matriz ou tabela.
A sintaxe da função MATCH é a seguinte:
=MATCH(lookup_value, array, match_type)
Onde:
lookup_value
é o valor que você está procurando na tabela.array
é a matriz ou tabela que contém os dados.match_type
é um argumento booleano que determina se a pesquisa deve ser aproximada ou exata.
Por exemplo, a seguinte fórmula retornará a posição relativa do valor "John Doe" na coluna 1:
=MATCH("John Doe", A1:B10, 1)
Espero que isso ajude!