Noções de lógica de programação - Introdução à Engenharia da Computação

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Aula profissional com exemplos de Noções de lógica de programação - Introdução à Engenharia da Computação

Introdução

Olá, engenheiros de computação em formação! Hoje, vamos falar sobre noções de lógica de programação. Vamos começar com uma breve definição de lógica de programação, e em seguida, discutiremos alguns conceitos básicos, como variáveis, operadores, expressões e estruturas de controle. Ao longo do caminho, veremos exemplos de código para ilustrar esses conceitos.

O que é lógica de programação?

Lógica de programação é a base da programação de computadores. É a maneira de pensar sobre como os computadores executam tarefas. A lógica de programação usa um conjunto de regras e princípios para representar o raciocínio humano em código.

Conceitos básicos de lógica de programação

Variáveis

Uma variável é um espaço na memória do computador que pode ser usado para armazenar dados. As variáveis são nomeadas e têm um tipo de dados associado a elas. O tipo de dados determina o tipo de informação que a variável pode armazenar.

Exemplo:

int x = 10; // x é uma variável inteira que armazena o valor 10
string nome = "João"; // nome é uma variável de string que armazena o valor "João"

Operadores

Os operadores são símbolos que são usados para realizar operações matemáticas ou lógicas. Os operadores matemáticos são usados para realizar operações como adição, subtração, multiplicação e divisão. Os operadores lógicos são usados para realizar operações como comparação, igualdade e negação.

Exemplo:

x = x + 1; // x é incrementado em 1
if (x > 10) { // se x for maior que 10, execute o bloco de código
  // ...
}

Expressões

Uma expressão é uma combinação de variáveis, operadores e constantes que produz um valor. As expressões podem ser usadas para armazenar valores em variáveis, realizar operações matemáticas ou lógicas ou controlar o fluxo de um programa.

Exemplo:

x = 2 * 3 + 1; // x é igual a 7

Estruturas de controle

As estruturas de controle são usadas para controlar o fluxo de um programa. Elas permitem que o programador diga ao computador o que fazer em diferentes situações. As estruturas de controle mais comuns são:

  • Sequência: As instruções são executadas na ordem em que são escritas.
  • Seleção: O programa executa um bloco de código ou outro, dependendo do valor de uma expressão.
  • Repetição: O programa executa um bloco de código repetidamente, até que uma condição seja satisfeita.

Exemplo:

// Sequência
x = 1;
y = 2;
z = x * y; // z é igual a 2

// Seleção
if (x > 0) { // se x for maior que 0, execute o bloco de código
  // ...
} else { // caso contrário, execute o outro bloco de código
  // ...
}

// Repetição
while (x < 10) { // enquanto x for menor que 10, execute o bloco de código
  // ...
  x = x + 1;
}

Conclusão

Lógica de programação é uma habilidade essencial para qualquer engenheiro de computação. Ao entender os conceitos básicos de lógica de programação, os engenheiros podem escrever programas que sejam eficientes, confiáveis e seguros.

Aqui estão alguns exercícios que você pode fazer para praticar suas habilidades de lógica de programação:

  • Escreva um programa que imprima os números de 1 a 10.
  • Escreva um programa que calcule a soma dos números de 1 a 100.
  • Escreva um programa que verifique se um número é par ou ímpar.
  • Escreva um programa que imprima os números primos menores que 100.

Ao praticar esses exercícios, você desenvolverá uma compreensão mais profunda dos conceitos de lógica de programação e será capaz de escrever programas mais complexos.





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