Os dados foram vazados de um banco de dados de uma empresa de marketing digital. A empresa não foi identificada, mas é uma empresa brasileira que fornece serviços de marketing digital para empresas de todo o país.
O vazamento é um grande problema de privacidade, pois expõe informações confidenciais de milhões de pessoas. Os dados podem ser usados para cometer fraudes, roubo de identidade e outros crimes.
A Cybernews já entrou em contato com a empresa de marketing digital para informar sobre o vazamento. A empresa ainda não se pronunciou sobre o caso.
Ações que os brasileiros podem tomar para se proteger
Em caso de vazamento de dados, é importante que os brasileiros tomem algumas medidas para se proteger. Estas medidas incluem:
- Monitorar o seu crédito e reportar qualquer atividade suspeita.
- Fazer um boletim de ocorrência sobre o vazamento de dados.
- Colocar um alerta de segurança no seu CPF.
- Mudar as senhas de todos os seus serviços online.
- Ativar a autenticação de dois fatores (2FA) em todos os seus serviços online.
A 2FA é uma camada extra de segurança que requer que você insira um código de verificação além da sua senha. Isso torna mais difícil para os hackers acessarem suas contas.
É importante também estar atento aos sinais de fraude. Se você receber uma ligação ou e-mail de uma empresa que você não conhece, desconfie. Nunca forneça suas informações pessoais a ninguém que você não conheça ou em quem não confie.