O módulo lunar Peregrine, lançado pela empresa Astrobotic no dia 8 de janeiro, está em rota de colisão com a Terra, de acordo com anúncio feito pela empresa nesta quarta-feira (25).
O módulo foi lançado da Estação Espacial Internacional (ISS) e deveria pousar na Lua em dezembro de 2023. No entanto, uma falha no sistema de propulsão impediu o pouso e o módulo entrou em uma órbita instável.
A Astrobotic tentou prolongar a vida útil do módulo, mas não foi possível. A empresa estima que o Peregrine deve colidir com a Terra em algum momento entre os dias 8 e 23 de março de 2024.
A colisão não deve causar danos à Terra, pois o módulo deve queimar na atmosfera. No entanto, a Astrobotic está rastreando o módulo para monitorar seu movimento e determinar o local da colisão.
A empresa disse que está decepcionada com o resultado, mas que aprendeu com o erro. A Astrobotic planeja lançar um novo módulo lunar em 2025.
A colisão do Peregrine é um lembrete dos riscos envolvidos na exploração espacial. Mesmo as missões mais bem planejadas podem ser afetadas por falhas técnicas.