Nesta aula, vamos aprender sobre a concatenação de strings em PHP. A concatenação é a operação de unir duas ou mais strings em uma única string.
Em PHP, podemos usar o operador . (ponto) para concatenar strings. Vejamos um exemplo:
php$nome = "João";
$sobrenome = "Silva";
$nome_completo = $nome . " " . $sobrenome;
echo $nome_completo; // imprime "João Silva"
Neste exemplo, definimos duas variáveis $nome e $sobrenome com os valores "João" e "Silva", respectivamente. Em seguida, concatenamos as duas variáveis com um espaço em branco usando o operador . (ponto) e atribuímos o resultado à variável $nome_completo. Finalmente, usamos a função echo para exibir o valor da variável $nome_completo.
Também é possível usar a sintaxe de strings duplas para fazer a concatenação:
php$nome = "João";
$sobrenome = "Silva";
$nome_completo = "$nome $sobrenome";
echo $nome_completo; // imprime "João Silva"
Neste exemplo, usamos aspas duplas para definir a string e incluímos as variáveis $nome e $sobrenome dentro da string usando a sintaxe $variavel. O PHP substitui as variáveis pelo seu valor na string final.
Além disso, é possível usar o operador de atribuição combinado com o operador . (ponto) para simplificar a concatenação:
php$nome = "João";
$sobrenome = "Silva";
$nome .= " " . $sobrenome;
echo $nome; // imprime "João Silva"
Neste exemplo, usamos o operador .= para concatenar a variável $sobrenome à variável $nome, adicionando um espaço em branco no meio.
Em resumo, a concatenação de strings em PHP é feita usando o operador . (ponto) ou a sintaxe de strings duplas. Também é possível usar o operador de atribuição combinado com o operador . para simplificar a concatenação.
Referência Bibliográfica
FRIEDL, Jeffrey E. F. Mastering Regular Expressions: Understand Your Data and Be More Productive. O'Reilly Media, 2006.