Osasco, 11 de janeiro de 2024 - A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) anunciou nesta terça-feira (9) o adiamento do pouso de astronautas na Lua para 2026. A decisão foi tomada após o fracasso da sonda Orion, que deveria realizar um voo de teste sem tripulação em novembro de 2022.
A sonda Orion sofreu um problema no escudo térmico durante o teste, o que atrasou o cronograma de desenvolvimento do programa Artemis, que visa retornar astronautas à Lua pela primeira vez desde 1972.
O pouso de astronautas na Lua estava inicialmente previsto para o final de 2025. No entanto, com o adiamento da missão Artemis 2, que deveria levar astronautas ao redor da Lua, o pouso na superfície lunar também foi adiado.
A NASA informou que está trabalhando para resolver os problemas encontrados na sonda Orion e que está comprometida em retornar os astronautas à Lua em 2026.
O adiamento do pouso de astronautas na Lua é um revés para a NASA, mas também é uma oportunidade para a agência espacial aprender com os erros e garantir que a missão seja um sucesso.