Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, identificaram uma proteína que pode prevenir o envelhecimento. A proteína, chamada HKDC1, atua na regulação da senescência celular, um processo no qual as células param de se dividir.
Em um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os pesquisadores mostraram que a HKDC1 pode prevenir a senescência celular em células de mamíferos. Eles também descobriram que a HKDC1 pode aumentar a longevidade de camundongos.
Os pesquisadores acreditam que a HKDC1 pode ser um novo alvo para o desenvolvimento de terapias antienvelhecimento.
"Nossa descoberta abre novas possibilidades para o desenvolvimento de terapias que podem retardar ou reverter o processo de envelhecimento", disse o Dr. Masayuki Inoue, líder da pesquisa.
Os pesquisadores ainda estão estudando como a HKDC1 atua para prevenir a senescência celular. Eles acreditam que a proteína pode desempenhar um papel na regulação da expressão de genes que estão envolvidos no envelhecimento.
Se os pesquisadores puderem confirmar os resultados de seus estudos em humanos, a HKDC1 poderia se tornar um tratamento promissor para o envelhecimento. A proteína poderia ser usada para prevenir ou retardar o desenvolvimento de doenças relacionadas à idade, como Alzheimer, Parkinson e câncer.