Uso de Sensores como GPS, IMU e Câmeras para Navegação - Sistemas de Navegação e Localização (Engenharia da Computação)

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Uso de Sensores como GPS, IMU e Câmeras para Navegação - Sistemas de Navegação e Localização (Engenharia da Computação)

Objetivo:

Ao final desta aula, os alunos serão capazes de:

  • Compreender os princípios de funcionamento de diferentes sensores utilizados para navegação, como GPS, IMU e câmeras.
  • Analisar as características e limitations de cada tipo de sensor.
  • Integrar dados de diferentes sensores para melhorar a precisão e confiabilidade da navegação.
  • Implementar algoritmos de navegação utilizando sensores em um sistema robótico.
  • Avaliar o desempenho do sistema de navegação e identificar possíveis problemas.

Conteúdo:

1. Introdução:

  • Revisão dos conceitos básicos de robótica móvel e navegação autônoma.
  • Apresentação da importância dos sensores para a navegação.
  • Exemplos de aplicações de sistemas de navegação com sensores.

2. Sensores GPS:

  • Funcionamento do sistema GPS e suas características.
  • Precisão, confiabilidade e limitations do GPS.
  • Aplicações do GPS em navegação terrestre, marítima e aérea.

3. Sensores IMU:

  • Princípios de funcionamento de acelerômetros, giroscópios e magnetômetros.
  • Integração de dados de sensores IMU para estimação de orientação e movimento.
  • Aplicações de IMUs em navegação autônoma e estabilização de plataformas.

4. Sensores de Câmera:

  • Visão computacional para extração de informações de imagens.
  • Algoritmos de detecção de características, correspondência de imagens e SLAM.
  • Aplicações de câmeras em navegação visual e mapeamento de ambientes.

5. Integração de Sensores:

  • Filtros de sensores para fusão de dados de diferentes fontes.
  • Algoritmos de estimação de estado para combinar informações de sensores.
  • Melhoria da precisão, confiabilidade e robustez da navegação através da integração de sensores.

6. Implementação de Sistema de Navegação:

  • Desenvolvimento de um sistema de navegação utilizando sensores em um robô móvel.
  • Seleção dos sensores adequados para a aplicação específica.
  • Implementação de algoritmos de navegação e fusão de dados.

7. Avaliação e Desafios:

  • Critérios para avaliação do desempenho do sistema de navegação.
  • Análise de erros e identificação de fontes de problemas.
  • Desafios na navegação em ambientes complexos, dinâmicos e com pouca informação sensorial.

8. Atividade prática:

  • Dividir a turma em grupos e distribuir um problema de navegação para cada grupo.
  • Cada grupo deve:
    • Analisar o problema e definir os requisitos de navegação.
    • Selecionar os sensores adequados para a aplicação.
    • Implementar um sistema de navegação utilizando os sensores escolhidos.
    • Testar o sistema em um ambiente simulado ou real.
    • Apresentar os resultados e discutir os desafios encontrados.
  • Discussão em grupo sobre as vantagens e desvantagens da utilização de diferentes sensores para navegação e as perspectivas futuras para essa área.

Recursos Adicionais:

Observações:

  • Esta aula pode ser adaptada de acordo com o nível de conhecimento e interesse dos alunos.
  • É importante incentivar a participação dos alunos na aula, através de perguntas, debates e atividades práticas.
  • O professor deve se manter atualizado sobre as pesquisas e inovações em sensores e navegação para fornecer aos alunos informações relevantes e precisas.

Exemplos de problemas de navegação para a atividade prática:

  • Navegar em um labirinto utilizando um robô móvel.



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