![]()
No MySQL, as cláusulas são palavras-chave que são usadas em instruções SQL para fornecer informações adicionais e filtrar os resultados de uma consulta. Algumas das cláusulas mais comuns usadas no MySQL são:
WHERE: esta cláusula é usada para especificar uma condição que deve ser atendida pelos dados que você está buscando em uma consulta. Por exemplo,WHERE idade > 18retornaria apenas os registros em que a idade é maior que 18.ORDER BY: esta cláusula é usada para ordenar os resultados de uma consulta em ordem crescente ou decrescente. Por exemplo,ORDER BY nome DESCordenaria os resultados em ordem decrescente com base no camponome.GROUP BY: esta cláusula é usada para agrupar resultados com base em uma ou mais colunas. Por exemplo,GROUP BY departamentoagruparia os resultados por departamento.HAVING: esta cláusula é usada em conjunto com a cláusulaGROUP BYpara filtrar resultados com base em uma condição que deve ser atendida por grupos específicos. Por exemplo,HAVING COUNT(*) > 5retornaria apenas grupos que têm mais de 5 registros.LIMIT: esta cláusula é usada para limitar o número de resultados retornados por uma consulta. Por exemplo,LIMIT 10retornaria apenas os 10 primeiros resultados.
Essas são apenas algumas das cláusulas disponíveis no MySQL, e há muitas outras que podem ser usadas para filtrar, ordenar e limitar resultados em uma consulta.