Explorador lunar japonês tem futuro incerto após fazer pouso histórico

0

 

O explorador lunar japonês "Moon Sniper" pousou na superfície lunar com sucesso em 12 de janeiro de 2024, tornando o Japão o terceiro país neste século e o quinto na história a pousar na Lua. No entanto, o futuro da missão agora é incerto, pois a célula solar da espaçonave não está gerando eletricidade.

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) disse que está trabalhando para determinar a causa da falha na célula solar. Se a falha não puder ser corrigida, a JAXA pode ter que abandonar a missão.

O "Moon Sniper" foi lançado em 14 de dezembro de 2023 a bordo do foguete H-IIA da JAXA. O objetivo da missão é estudar a superfície e a composição da Lua. O explorador está equipado com uma variedade de instrumentos, incluindo uma câmera, um espectrômetro e um radar.

A JAXA esperava que o "Moon Sniper" operasse por pelo menos um ano na superfície lunar. Se a missão for abandonada, o Japão perderá uma oportunidade valiosa de estudar a Lua.

A falha na célula solar do "Moon Sniper" é um lembrete dos riscos envolvidos na exploração espacial. Mesmo as missões mais bem planejadas podem ser afetadas por falhas técnicas.

A JAXA está investigando a falha na célula solar e espera fornecer uma atualização em breve.




Para ajudar o site a se manter, faça uma doação.


Tags

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)