A Nasa anunciou nesta sexta-feira (29) que perdeu contato com o helicóptero Ingenuity, que estava realizando sua 72ª missão em Marte.
O Ingenuity foi lançado em 2021 como uma missão experimental para demonstrar a viabilidade de voo motorizado em outro planeta. O helicóptero realizou 28 voos de sucesso, incluindo um voo de 1,6 quilômetros, que foi o mais longo de qualquer aeronave motorizada em outro planeta.
De acordo com a Nasa, o Ingenuity atingiu sua altitude máxima planejada de 40 pés (12 metros) durante seu 72º voo em 18 de janeiro. No entanto, durante a descida planejada, o rover Perseverance, que atua como um retransmissor de dados entre o helicóptero e a Terra, perdeu o contato com o Ingenuity antes do pouso.
A Nasa está trabalhando para determinar a causa da perda de comunicação. A agência disse que há várias possibilidades, incluindo uma falha no sistema de comunicação do Ingenuity, uma falha no sistema de comunicação do Perseverance ou uma interferência externa, como uma tempestade de poeira.
A Nasa disse que é improvável que o Ingenuity ainda esteja operacional, mas que ainda há esperança de que a equipe possa restabelecer a comunicação. Se a comunicação for restabelecida, a Nasa poderá continuar a operar o helicóptero.
A perda de comunicação com o Ingenuity é um revés para a Nasa, mas a agência não desistiu da missão. A Nasa disse que continuará a trabalhar para determinar a causa da perda de comunicação e que está planejando novas missões de helicóptero para Marte no futuro.